TST LANÇA GUIAS DE ORIENTAÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO, VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO NO TRABALHO - Notícias - 16/05/2024
Buscando fortalecer o combate ao assédio, discriminação e a violência no ambiente de trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), lançaram dois guias para orientar pessoas trabalhadoras, gestoras e organizações.
"Guia Prático por um Ambiente de Trabalho + Positivo - Prevenção e Enfrentamento das Violências, dos Assédios e das Discriminações"
?Liderança Responsável: Guia para Prevenir e Enfrentar o Assédio, a Violência e a Discriminação?
As cartilhas orientam de maneira clara e didática dando exemplos de situações de assédio e os impactos físicos, emocionais causados nas vítimas, mostrando o assédio em várias formas, também orientam sobre o que as vítimas e testemunham devem fazer ao identificar o assédio.
ASSEDIAR É OFENDER, HUMILHAR, AMEAÇAR OU INTIMIDAR ALGUÉM,
SEJA FÍSICA OU VERBALMENTE, ENTRE OUTRAS CONDUTAS.
Também é assédio e discriminação fazer piadas ou comentários indesejáveis sobre:
- Raça, nacionalidade, origem étnica;
- Cor;
- Religião;
- Idade;
- Sexo, gênero, orientação sexual e expressão de gênero;
- Estado civil;
- Deficiência;
- Situação econômica; e
- Qualquer condição que discrimine o indivíduo.
Essas práticas abusivas são um reflexo da violência na sociedade e representam ameaças aos direitos fundamentais de todas as pessoas, como, por exemplo, a sua dignidade e privacidade.
No trabalho, essas condutas criam um ambiente hostil e podem afetar a vida profissional e pessoal de quem sofre o assédio. Os relacionamentos ficam comprometidos e a vítima se sente sozinha. Além disso, há danos à saúde física, mental e social, que podem evoluir para o adoecimento físico ou mental, a incapacidade, o desemprego ou mesmo a morte.
Nenhuma conduta de violência, assédio ou discriminação deve passar despercebida